Cinco formas de fortalecer a autoestima
- Anna Vendroski
- 26 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2022
Olá, seja bem vindo! Estou muito feliz de poder compartilhar conhecimento e reflexões aqui com vocês. Hoje quero dividir cinco dicas para fortalecer a sua autoestima. Vamos iniciar falando o que é a autoestima?
“Autoestima é o conceito que alguém tem de si mesmo; significa também o crédito que alguém se dá; embute conceitos como autovalorização, autorrespeito, autoconfiança, reconhecimento dos próprios valores; desenvolvimento de ações voltadas para o seu próprio bem-estar.” Lourdes Possato
O que eu posso fazer para fortalecer a autoestima?
Evite comparações
Cada um de nós é único com suas qualidades e defeitos. Muitas vezes com a necessidade de sermos aceitos nos comparamos aos outros e não validamos quem somos. Ficamos presos a padrões impostos, sem avaliar se realmente aquilo faz sentindo para a nossa vida. Passamos uma boa parte do tempo tentando se encaixar em lugares que não cabem para nós. Observe e veja se realmente as suas escolhas são baseadas no que realmente é importante para você ou está fazendo para agradar ao outro e ser aceito ou porque as pessoas falam que aquele é o caminho ideal. Reconheça as suas qualidades e acolha a sua fragilidade com amorosidade.
Autoaceitação
Para que possamos fazer uma mudança é necessário partimos do ponto que estamos e para isso é necessário aceitar-se da forma como você é neste momento. Autoaceitação significa abraçar a realidade, sem necessariamente aprová-la. É acolher e não rejeitar o que acontece com você. É diferente de resignar-se que é um movimento de se colocar no lugar de passividade, vítima e negatividade. Pare de lutar contra si mesmo e transforme a energia contida no sofrimento em força interior.
Identifique e valide as suas vitórias
Cada desafio vencido, cada degrau que subimos na vida é um motivo para ser comemorado. Se você fica esperando as pessoas te elogiarem ou reconhecerem o que você faz, isso pode ser um sinal de baixa autoestima. Você mais do que ninguém sabe o quanto foi desafiador alcançar o seu objetivo. Quantas vezes você atribuiu a fatores externos a sua vitória? Falas como: Foi sorte! Qualquer um faz! Mostram que você não se valoriza. Agora quando se trata do outro, o movimento é contrário, você elogia e reconhece os resultados. Qual é o critério que você tem usado para medir as suas conquistas?
Autocuidado
Significa ter uma rotina de cuidados que promovam saúde e bem-estar. E quando falo de autocuidado não falo somente de uma rotina de cuidar da pele e da alimentação, isso também é uma forma. Mas além do aspecto físico, precisamos cuidar da nossa saúde mental, emocional e espiritual. O que você tem feito por você? Você tem se priorizado? Quais são as suas ações de autocuidado? Quando foi a última vez que fez algo por você? Pequenas ações no seu dia-a-dia podem te ajudar a se reconectar com o que é importante e que faz sentindo para você. Isso contribui para o fortalecimento da sua autoestima.
Aprenda a dizer não
Sabe dizer não é um importante aspecto para fortalecer a sua autoestima. Quando estamos com a autoestima em baixa temos dificuldade em comunicar as pessoas o que não queremos. Aceitamos e fazemos o que outros impõe por medo de ser rejeitado, não cuidamos dos nossos limites. Mas esse comportamento gera sentimentos como raiva, tristeza e impotência diante da vida. Experimente dizer não para pequenas coisas que te incomodam e para pessoas que você tem mais intimidade. Isso vai te ajudar a ter mais confiança para colocar limites em outras situações mais desafiadoras. Quando você diz não significa que está cuidando de si.
Não tenha medo de errar
Quantas vezes você já deixou de fazer algo que gostaria muito por medo de errar. O erro faz parte do nosso processo de desenvolvimento e crescimento de todos nós. Como você lida com os seus erros e as suas dificuldades? Autocrítica no nível exagerado nos paralisa e adoece. Somos ensinados a acolher a dor do outro, mas muitas vezes somos nossos piores inimigos quando erramos. Seja gentil consigo nos momentos de dificuldades, acolha a sua dor, analise o que você pode aprender com a situação e peça ajuda se precisar. Seja o seu melhor amigo nos momentos mais desafiadores!
Espero que tenha te ajudado! Abraço! Até a próxima.
Comments